Carolina Maia

Metas para que te quero? Refletindo sobre suas intenções para o ano de 2024

Na transição de um ano para o outro, sempre costumo reservar um tempo para refletir sobre o ano que passou e pensar no que eu espero para o que está por vir. E na transição de 2023 para 2024, isso não foi diferente. No dia 31 de dezembro lá estava eu sentada na mesa da sala, com meu caderninho em mãos, revisitando a Carol de um ano atrás que havia escrito aquelas metas, e mergulhando em seus sonhos, desejos e intenções…

No início até eu me surpreendi com o que havia escrito e com quantas coisas eu tinha a expectativa de realizar em um ano. Era quase como se eu quisesse me casar, comprar uma bicicleta e dar uma volta ao mundo em 365 dias rsrs. Claro que revisitando isso de coração aberto, entendo exatamente os motivos que naquela época me fizeram escrever todas aquelas coisas. Eu estava passando por momentos desafiadores na época e acredito que pensar em cenários tão idealizados, me ajudava a me libertar mesmo que temporariamente, do desconforto que estava passando. Por isso, tenho compaixão pela Carol do passado e sei da importância que aquilo tudo tinha para mim, e porque  não queria perder aquilo de vista, na época acabei registrando como uma meta.

Mas, tendo me dado conta disso, quando fui escrever minhas metas de 2024 minha abordagem acabou sendo bem diferente. O ano que passou me ensinou muito sobre a importância das coisas que fazemos no dia a dia, afinal é isso que ocupa a maior parte de nossa vida. Claro que vivemos sim momentos extraordinários e grandiosos, mas o que faz nossa vida ser satisfatória ou não, é aquilo que fazemos no dia a dia, na maior parte do tempo.

Então, o meu grande foco quando fui escrever as minhas metas deste novo ano foi: Como posso ser uma pessoa melhor e viver uma vida 1% mais feliz a cada dia? E como posso ser constante nessa construção? Ter objetivos como comprar um carro, passar na faculdade, conseguir um emprego dos sonhos é algo sim muito importante e que dá sentido à nossa vida. Mas viver um dia a dia de acordo com os nossos valores pessoais é o que realmente faz ela valer a pena!

Bem-estar e felicidade são dois valores muito importantes para mim, por isso a grande intenção que está por trás de todas as metas que defini para esse ano é de viver uma vida mais saudável e feliz a cada dia que passa. Para isso comecei a me questionar: Quais são os pequenos hábitos que preciso ter desde que acordo até a hora que for dormir para construir essa vida mais saudável e feliz? Como saber se estou conseguindo viver de acordo com isso?

Então minhas metas para o ano de 2024, foram escritas quase como métricas que irão me indicar se estou indo no caminho certo ou me distanciando da intenção que coloquei enquanto um direcionamento para este ano. Aqui vão alguns exemplos:

Para viver uma vida mais saudável e feliz eu quero:

  • Acordar 30 minutos mais cedo.
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Me exercitar pelo menos 5 vezes na semana.
  • Priorizar comida de verdade nas minhas refeições

…..

Ou seja, são pequenos hábitos que quero trazer enquanto uma constante para o meu dia a dia. Tem uma frase de Annie Dillard que sempre me conecto muito e diz que “Como passamos os nossos dias, é como passamos nossa vida”, por isso te pergunto: Como você quer viver o seu dia a dia esse ano? Afinal, a nossa vida é definida pelo que acontece na maior parte de nossos dias e não por aquilo que realizamos eventualmente. Esses acontecimentos grandiosos, também tem seu valor, mas é o dia a dia que realmente está nos colocando em direção a pessoa que desejamos ser…

Por isso aqui vão alguns pontos para te ajudar a construir essa reflexão:

  • Quem você deseja ser quando esse ano acabar?
  • Qual intenção você gostaria de trazer para o seu dia a dia esse ano que pode te ajudar a se aproximar disso?
  • Quais são metas importantes em relação a essas quatro áreas da vida: qualidade de vida, pessoal, relacionamentos, profissional,  que você precisa focar sua energia para que isso aconteça?

Desejo do fundo do coração que esse seja o melhor ano da sua vida! Que quando ele acabar você se sinta verdadeiramente orgulhosa de tudo que construiu e de estar vivendo a sua melhor versão todos os dias! Que seu dia a dia seja intencional, leve, saudável e feliz…espero muito poder caminhar ao seu lado nessa jornada!

Com carinho,

Carol  

2 Comments

  1. Fernanda Côrtes

    Ótimo texto, Carol. Me fez repensar no que eu quero pra mim….fortalecer as metas, reforçar os novos hábitos, que na correria dos dias acabam se perdendo. É preciso foco pra ser 1% mais feliz a cada dia.

    1. Carolina Maia

      É isso mesmo, Fe! Fico muito feliz que tenha feito sentido para você e que tenha te inspirado a persistir nessa jornada de ser 1% melhor a cada dia! Vamos juntas!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *